Classic Works: a oficina vintage da Jaguar-Land Rover

Para muitos, levar o carro à oficina é sinônimo de dor de cabeça. Mas para os donos de carros antigos das marcas Jaguar e Land Rover, a ida ao mecânico, agora, é pura diversão.

Isso porque acaba de ser inaugurado em Coventry, na Inglaterra, a Classic Works, a primeira oficina especializada em carros antigos da Jaguar-Land Rover. Em um imenso galpão de 14 mil m2 – e que custou US$ 9 milhões –, cerca de 80 mecânicos, funileiros e pintores estão à postos para restaurar os modelos com mais de uma década fora de produção.
Segundo os executivos do grupo, há mais de 1,5 milhões de veículos dessas marcas nestas condições em todo o mundo. A partir deste mês de junho, seus donos poderão encaminhar seus ‘filhos’ sobre rodas a este verdadeiro parque de diversões.

A nova oficina para carros clássicos da Jaguar-Land Rover, em Coventry, Inglaterra

Máquinas, ferramentas e funcionários da época da fabricação dos modelos foram recuperados e recrutados. Outros foram treinados para poderem executar os serviços – um total de 121 pontos de inspeção. No entanto, a tecnologia moderna também está presente na oficina, para ajudar a reproduzir o passado. Os painéis do Jaguar E-type e do Range Rover Classic, por exemplo, são produzidos tal e qual os originais, mas a partir de programas de computador em 3D.

Painel do Jaguar E-Type reafirmado a partir de tecnologia 3D

Internamente, o espaço conta com 54 baias de atendimento, divididos por modelos e anos de fabricação. Há ainda um showroom, loja de peças e de itens de coleção, e um lounge para os clientes.

O espaço, de 14 mil m2, conta com 54 baias de atendimento, lounge e até uma loja de roupas

A inauguração da Classic Works confirma a intenção da Jaguar-Land Rover em investir no renascimento dos carros de ambas as marcas. Um espaço semelhante está sendo projetado, inclusive, na Alemanha. Em 2016, o grupo lançou o programa Reborn Legends, que consiste em fabricar modelos antigos novamente, seguindo rigorosamente as especificações da época. No momento, existem nove carros em construção, dos modelos Land Rover Serie I, Range Rover Classic e Jaguar E-Type.

(Da Redação|SP)