Baccarat é vendida a grupo chinês

Companhia Fortune Fontain Capital Ltd. compra 88% da empresa francesa e se torna dono da mais tradicional fabricante de cristais finos do mundo.

Fundada na França por um decreto do rei Luís XV, em 1764, a Baccarat acaba de ganhar novos donos. A fabricante de cristais mais famosa do mundo anunciou nesta quarta-feira, 7 de junho, que o grupo financeiro chinês Fortune Fontain Capital Ltd. adquiriu 88% das ações da companhia, tornando-se, assim, o seu novo dono.

Fabricação dos cristais Baccarat permanecerá na França

O valor não foi oficialmente divulgado, mas estima-se que o negócio movimentou cerca de US$ 185 milhões para que o controle acionário da marca, com sede em Paris, mudasse de mãos. Anteriormente, a Starwood Capital era a maior acionista, após a compra das ações da família Taittinger.
Segundo o anúncio oficial, a Baccarat vai manter a sua produção de cristais na fábrica em Lorraine, no interior da França. A direção da empresa também continuará com a CEO Daniela Riccardi.
Agora, a ‘nova’ Baccarat deve buscar expandir sua penetração no mercado asiático. A empresa tem acumulado índices negativos nas vendas ano após ano e, com um dono chinês, espera se recuperar graças ao consumo na China, Coréia do Sul e Japão.

(Da Redação|SP)