Rio inspira relógio suíço

Novo modelo da marca Romain Gauthier tem no visor a imagem do Corcovado. Peça única, o relógio  está avaliado em US$ 230 mil.

Desenhado por uma brasileira, o Logical One Secret também leva o nome de sua criadora, Kakau Höfke. A artista plástica carioca foi convidada pelo CEO e dono da marca, Romain Gauthier, para assinar esta peça exclusiva, avaliada em US$ 230 mil – ou cerca de R$ 880 mil. O comprador levará para casa também um acrílico sobre tela também assinada por Höfke e com a mesma imagem da estampa do relógio.

Jade e ágatas adornam o modelo Logical

Jade e ágatas adornam o modelo Logical Onde Secret Kakau Höpke

O Logical One Secret tem 352 jades e ágatas polidas à mão, representando o calçadão da orla de Ipanema e a estrada que leva ao Cristo Redentor. Por seu design inusitado, o modelo foi selecionado para figurar entre os seis finalistas do Grand Prix D’Horlogerie de Genebra 2015, premiação reconhecida como um tipo de ‘Oscar’ da alta relojoaria mundial. Em dezembro, o modelo será apresentado ao mercado brasileiro.
Kakau Höfke já expôs seu trabalho em importantes eventos mundiais, como no pavilhão Brasil durante a Olimpiadas de Londres, em 2012. Cinco anos antes, sua arte inspirada na cidade do Rio de Janeiro estampou as sacolas da loja de departamentos Macy’s, em Nova York. Business Luxo conversou com a artista sobre a sua criação e a expectativa do prêmio. Acompanhe.

Abertura da tampa frontal é arte para usar no pulso

Modelo tem tampa frontal que expõe o mecanismo

Business Luxo: Como foi o convite para trabalhar com a marca?
Kakau Höfke: Romain e eu somos amigos de longa data. Há um ano, ele sugeriu a nossa parceria – que aceitei sem piscar. Desenvolvi diversas ideias e paletas de cores baseadas no meu trabalho do Rio, mas ele insistiu no meu desenho mais conhecido, o Cristo Redentor com a sobreposição da calçada de Ipanema. A partir daí veio o desenvolvimento da peça, a escolha das pedras e a execução primorosa do mosaico, feita pelo mestre das artes, Olivier Vaucher.

B|Luxo: Qual foi a maior inspiração para criar o produto?
Höfke: Foi querer declarar o meu amor pelo Rio. Acabei criando esse estilo pop e irreverente, com paletas super coloridas e transparência, que viraram a minha marca registrada. Nos últimos quatro anos, meu trabalho já foi visto colorindo as ruas de Nova York nas sacolas da Macy’s, decorando a Casa Brasil durante as Olimpíadas de 2012, em Londres, entre outros trabalhos.

B|Luxo: Este foi o seu primeiro trabaho com uma marca do segmento?
Höfke: Sim, foi, mas espero que não seja o ultimo! Afinal, um convite para ilustrar uma peça única, no valor de CHF 225 mil (US$ 230 mil) não aparece todo dia.

(Da Redação|SP)