Orlando off-Mickey

Seis lugares para ir na cidade em plena temporada de verão, mas sem precisar incluir os parques mais visitados do planeta no roteiro.

Ok, ok, a família venceu. Todos embarcando para Orlando em mais uma temporada de férias nos parques da Disney. Sim, eles são divertidos, mas se a sua ideia de lazer neste ano não inclui montanhas-russas, baleias e filas quilométricas, eis aqui um roteiro off parques, testado e aprovado, para encontrar uma atmosfera agradável e sofisticada em Orlando e arredores. Então, enquanto a turma se esbalda com o Mickey, aproveite!

01. BRIAR PATCH Restaurant
Um breakfast de gabarito

Pancake de frutas vermelhas

Pancake de frutas vermelhas para começar o dia com o pé direito

Claro, você está na terra do fast food, mas isso não significa que tenha de aderir ao excesso de calorias desnecessárias logo cedo. No Briarpatch Restaurant, em Winter Park, o lugar mais descolado da região (veja dica abaixo), há um menu surpreendente, com ovos trufados, brioches franceses, omelete de pêra e gorgonzola – ou de presunto com brie e maçã –, além do combo saudável fruta+iogurte+granola, só que tudo caseiro. E não esqueça de provar as tortas de framboesa.
ONDE: Briarpatch, 252 Park Avenue North, Winter Park. www.briarpatchrestaurant.com

02. STALLION 51
Voar em um caça da 2a. Guerra Mundial. Que tal?

Mustang P51, de 1944, pronto para decolar em Kissimmee, Flórida

Mustang P51, de 1944, pronto para decolar em Kissimmee, Flórida

É programa para uma manhã inteira. No aeroporto da cidade de Kissimmee, a 20 minutos do centro de Orlando, o hangar da Stallion 51 oferece vôos panorâmicos sobre Orlando à bordo de antigos caças da 2a. Guerra Mundial. A frota conta com dois Mustang P51 Mustang e dois T6 Texan, que foram fabricados na década de 40 e, posteriormente, adaptadas para ter dois lugares no cockpit. Dá até para controlar o avião, com a supervisão de um piloto profissional, claro. Mas relaxe: o passeio é emocionante, mas sem acrobacias no céu. Relaxe e divirta-se!
ONDE: Stallion 51, Kissimmee Airport Gateway, 3951 Merlin Drive, Kissimmee. www.stallion51.com

03. Columbia Restaurant
Mojitos e muito mais em Celebration.

Astral caribenho no centenário Columbia Restaurant, em Celebration

Astral caribenho no centenário Columbia Restaurant, em Celebration

É um dos restaurantes mais tradicionais da região, com 110 anos de história. Mas nem por isso perdeu o charme. Ao contrário, o Columbia tem uma atmosfera tropical, com uma carta de drinks que passa da Sangria de Cava, com espumante espanhol, ao best seller Mojito, feito com o rum da casa, o Dom Casimiro Classic Silver Rum. Todos eles acompanham muito bem as entradas de frutos do mar que o menu oferece: calamares, ‘croquetas’ de lagosta, camarões ou os apimentados Devil Crab Croquettes. Hot!
ONDE: Columbia Restaurant, 649 Front Street, Celebration. www.columbiarestaurant.com

04. Winter Park
Uma tarde de compras, arte e vinhos

Mais de 100 lojas pelas ruas do centro da pequena e charmosa Winter Park

Mais de 100 lojas pelas ruas do centro da pequena e charmosa Winter Park

Aqui a dica é caminhar sem pressa. A cidade, a 20 minutos ao norte de Downtown Orlando, tem seu ritmo próprio, com ruas estreitas e arborizadas, lojas para todos os bolsos e restaurantes para todos os gostos. Confira o roteiro:

Charles Hosmes Morse Museum
Vitrais e objetos em vidro da coleção do artista Louis Comfort Tiffany, filho do fundador da célebre joalheria nova-iorquina. 445 North Park Avenuewww.morsemuseum.org

Vitral de Louis Comfort Tiffany no Morse Museum

Vitral de Louis Comfort Tiffany no Morse Museum

Luma on Park Restaurant
Menu gourmet e carta de vinhos de primeira linha (peça para visitar a adega privativa). Almoço apenas nos finais de semana. 290 South Park Avenue. www.lumaonpark.com

Os vinhos expostos em dois andares no Luma on Park

Os vinhos expostos em dois andares no Luma on Park

Prato
Um italiano moderninho e descolado, frequentado por uma turma mais jovem. 124 North Par Avenue. www.prato-wp.com

Ambiente cool do restaurante Prato

Ambiente cool e público jovem no restaurante Prato, em Winter Park

The Ancient Olive
Loja de azeites premium que é um dos segredos mais bem guardados da cidade. Fica escondida em um boulevard e traz no seu interior um mundo de sabores – além do trufado – que você nem imaginava que existia: azeite com tangerina, com pimenta, com lima da Pérsia, com ervas da Provence ou Toscana, enfim. Difícil é sair de lá sem algumas garrafinhas na sacola. 324 North Park Avenue. www.theancientolive.com

Degustação de azeites premium no The Ancient Olive

Degustação de azeites premium no The Ancient Olive

05. Dr. Phillips Center of Performing Arts
Para aplaudir de pé

O anfiteatro para grandes espetáculos da Broadway

O anfiteatro para grandes espetáculos da Broadway no Dr. Phillips Center

Um megacentro cultural, voltado para a música, a dança e o teatro, bem no centro da cidade. Foi inaugurado em 2014, tem arquitetura moderna e arrojada, com anfiteatros feitos para receber os espetáculos grandiosos da Broadway e agenda de shows com direito a Tony Benett, em outubro.
ONDE: Dr. Phillips Center of  Performing Arts, 445 South Magnolia Avenue. www.drphillipscenter.org

06. Capa Restaurant
Menu espanhol dos melhores no Four Seasons

O bar do Capa, no Four Seasons Orlando

O bar na entrada do Capa, no Four Seasons em Orlando

Perfeito para terminar o dia. No bar, drinks como o In Spanish Fashion fazem sucesso com a clientela desta steakhouse em versão espanhola. Entradas a base de frutos do mar e o Bone-in Filet são os hits do menu (leia um post exclusivo sobre o Capa clicando aqui).
ONDE: Capa, Four Seasons 10100 Dream Tree Boulevard, Lake Buena Vista. www.fourseasons.com

(Fabiano Mazzei | Orlando, FL)